Cirurgia Bariátrica / Redução de Estômago em Campo Grande MS

Quem nunca procurou por dietas milagrosas, simpatias e até passou fome para perder aqueles quilinhos incômodos? Você não está sozinha (o). Pesquisas revelam que o número de pessoas com IMC elevado só tem crescido. A obesidade se tornou o mal vigente, e pode trazer consigo outras enfermidades.

Na rotina conturbada, a maioria das pessoas nem pensa em fazer atividades físicas, acaba recorrendo a fast foods, congelados, frituras – alimentos fáceis e quase nunca saudáveis – para ganhar tempo e assim os maus hábitos vão se instalando permanentemente, causando estragos na saúde.

Quando o peso passa de um simples incômodo e se torna um problema difícil de solucionar, por fim, os médicos indicam intervenções cirúrgicas, como a Cirurgia de Redução de Estômago, ou Cirurgia Bariátrica.

Descubra a seguir:

  • O que é a Cirurgia de Redução de estômago?
  • Quem pode fazer este tipo de cirurgia?
  • Como funciona a Cirurgia de Redução de estômago?
  • O que muda na rotina após a cirurgia de Redução de estômago?

O que é Cirurgia de Redução de Estômago?

 

Conhecida também como Gastroplastia, Cirurgia da Obesidade ou Cirurgia bariátrica, tem como definição a plástica de redução do estômago.  O procedimento tem por objetivo tratar a obesidade mórbida. Visto que é preciso perder peso também antes da cirurgia, a dieta está constantemente associada ao processo.

Quem Pode Fazer Este Tipo de Cirurgia?

 

Este tipo de cirurgia não é indicado para qualquer pessoa, ele é estritamente indicado para obesos mórbidos (pessoas com IMC entre 35 e 40), que não conseguiram resultados positivos a partir de outros tipos de tratamentos. A condição de doenças associadas à obesidade também é avaliada para a indicação da cirurgia.

Como Funciona a Cirurgia de Redução de Estômago?

 

O procedimento pode variar de acordo com a avaliação do profissional ao quadro clínico. Atualmente existem técnicas cirúrgicas diferentes, como:

Gastroplastia Vertical em Sleeve – O estômago é reduzido em dois terços, diminuindo a capacidade de consumir grandes quantidades de alimentos.

Duodenal Switch – A redução do estômago é combinada ao desvio intestinal, resultando na diminuição do consumo de alimentos e também da absorção de alimentos.

O Que Muda na Rotina Após a Cirurgia de Redução de estômago?

Após o procedimento cirúrgico, as pessoas conseguem emagrecer bem rápido. Podemos ter como exemplo vários artistas que de um mês para outro apresentaram mudanças drásticas, surpreendendo os expectadores (Exemplos como, Faustão e André Marques).

Porém, a cirurgia não é irreversível, e cuidados precisam ser tomados para que o tratamento tenha sucesso. O acompanhamento médico nutricional e psicológico é indispensável para o bem-estar e a adaptação pós-cirurgia. Uma nova rotina precisa ser adotada, como a reeducação alimentar e prática de atividades físicas.

Considerações Finais:

Após cerca de dois anos, é normal que a perda de peso estabilize, ainda que possa haver algumas variações. É aconselhável abrir mão de hábitos como fumar e consumir bebidas alcoólicas. Manter a disciplina e a força de vontade é o diferencial para que o resultado seja bem sucedido e a saúde seja preservada.

E aí, gostou das dicas? Compartilhe nas redes sociais, talvez um de seus amigos possa gostar também. Dê a sua opinião aqui no blog. Sua opinião é muito importante para nós.